Projeto "Educação Emocional"

O projeto “Educação Emocional” tem por objetivo Desenvolver as competências e habilidades socioemocionais, despertando uma consciência em relação aos seus próprios sentimentos e em consequência ter compreensão sobre os sentimentos dos outros.

O projeto de educação emocional visa trabalhar com crianças e adolescentes uma consciência em relação aos seus sentimentos e aos sentimentos de outras pessoas. Através das atividades que serão desenvolvidas no projeto de educação emocional, as crianças e adolescentes poderão identificar as suas emoções e compreender a mensagem que elas trazem gerando um aprendizado. Será trabalhado o processo de identificação da emoção, acolhimento dos sentimentos e aceitação dos mesmos. Diante das demandas emocionais apresentadas pelas crianças e adolescentes será possível ajudá-los a identificar os caminhos para enfrentamento de situações emocionais que tem dificuldade.

Este projeto se originou da participação da equipe da entidade em um Curso de Capacitação: “Projeto Humano Singular: Formação em Educação Emocional”, conduzido por psicóloga e psicopedagoga.

ESTATÍSTICAS

Pesquisas realizadas:

  • Usuários e famílias para identificar quais os maiores medos e preocupações durante a pandemia para embasar as atividades e oficinas de educação emocional e o atendimento prestado, pois o objetivo é trabalhar nas reais demandas dos usuários e a questão emocional teve um agravamento durante a pandemia.
  • Usuários e familiares em relação as linguagens do amor e as principais emoções que sentem frequentemente. O objetivo é utilizar estes dados para embasar as oficinas de educação emocional para trabalhar em uma perspectiva de fortalecimento dos vínculos afetivos entre filhos e mães/ usuários e famílias. Outro fator que estamos trabalhando é o vínculo entre equipe e usuários, visando estimular uma afetividade no ambiente da instituição que propicie um melhor desenvolvimento nos aspectos cognitivos, motores, afetivos e sociais dos usuários.