Maria Dolores

Escola de Educação Básica

Escola Maria Dolores oferece atendimento na modalidade de Ensino Especial para alunos com Altas Especificidades, Deficiência Intelectual e Múltipla, na sua maioria cadeirantes, necessitando de atendimento qualificado.
Sempre que necessário, a escola auxilia as famílias com cestas básicas, agendamentos para consultas e busca por parceiros que possam ajudar a proporcionar melhor qualidade de vida aos alunos.

A Escola é um departamento do Instituto Educacional Duque de Caxias (IEDC), mantém convênio com a Secretaria de Educação e Departamento de Educação Especial e Inclusão e atende mais de 50 alunos entre 7 a 50 anos. Dentro da escolarização (EJA) a escola possui alguns projetos como: música, artesanato, horta, psicomotricidade, golf adaptado e frisbee, buscando valorizar as potencialidades dos educandos e a melhoria de suas condições de vida, sendo que o objetivo maior é proporcionar o bem-estar e autonomia para a vida diária.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA escola maria dolores

Escola de Educação Básica Maria Dolores – Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Modalidade Especial.

NRE: Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa
Dependência Administrativa: Particular Filantrópica
Entidade Mantenedora: IEDC Instituto Educacional Duque de Caxias.

HISTÓRICO

Fundado a 04 de julho de 1982, tendo como mantenedor o Instituto Educacional Duque de Caxias, o Recanto Espírita Maria Dolores, instituição de cunho filantrópico, nasceu da necessidade de se atender crianças sem deficiência, em período integral com idade de 0 a 6 anos, constituindo-se no primeiro programa sob nome Centro de Educação Infantil Maria Celeste, atualmente extinto.
O segundo programa a ser implantado foi o da Casa Lar, atendendo crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, com deficiência mental e/ou física e múltiplas deficiências, encaminhados à instituição pelo Conselho Tutelar e pelo Juizado da Vara da Infância e Juventude, em situação de orfandade, perda ou suspensão do pátrio-poder e abandono familiar, ficando, assim, em regime de internato na Casa – Lar, dispondo de alimentação, transporte, vestuário, atividades esportivas e culturais,lazer, atendimento médico- odontológico, fisioterapêutico, assistência social, além de escolar. Esse programa foi extinto no ano de 2018.
Como o município não oferecia atendimento escolar para os mais comprometidos, fez- se necessária a criação da Escola de Educação Especial Centro de Dia Maria Dolores, voltada ao atendimento do Deficiente Mental Severo, em 30 de julho de 1998, conforme Resolução n° 62/98, cuja autorização de funcionamento foi dada pela Deliberação da Secretaria de Estado da Educação – SEE.
Por situar-se em uma região de periferia, a Escola de Educação Especial Centro de Dia Maria Dolores, atendia, inicialmente, apenas alunos residentes na comunidade do Jardim Maracanã. O atendimento do restante da demanda da cidade de Ponta Grossa, somente pôde ser alcançado após a cessão de um veículo, promovendo a ampliação desses educandos.
A escola funciona nos períodos matutino e vespertino, prestando atendimento pedagógico e de vida diária, voltado para o bem estar social dos alunos.
Visando a adaptação às novas medidas voltadas à transformação das Escolas de Educação Especial em Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial, reuniram-se extraordinariamente, no dia 02 de julho de 2010, o Presidente do Instituto Educacional Duque de Caxias (IEDC) juntamente com os demais membros da diretoria para tratar da alteração da denominação passando de Escola de Educação Especial Centro de Dia Maria Dolores, para Escola Maria Dolores – Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação Profissional Inicial – Modalidade Especial.
A escola presta atendimento às crianças, jovens e adultos com Deficiência Intelectual de Alta Especificidade e Múltiplas Deficiências, caracterizada pela baixa compreensão e transmissão de informações através de comportamentos simbólicos (dar recados, escrever recados, símbolos gráficos, sinais de linguagem) e comportamentos não simbólicos (expressão facial, movimento corporal, gestos), bem como a baixa compreensão de conselhos, emoções, felicitações, saudações, protestos ou rejeições.
Os programas da escola destinam-se à preparação e reintegração do aluno com objetivos que lhe proporcionem oportunidades de alcançar o maior nível de suas capacidades e potencialidades.

nossa equipe

Escola de Educação Básica "Maria Dolores"

Doris Aparecida Bonora Bevilaqua

Diretora

Lucélia Aparecida Ribeiro

Pedagoga

Silmara Uchoa de Lima

Pedagoga

instituto educacional duque de caxias - direção geral das unidades

Alcides José Madalozzo

Presidente

Armando Madalosso Vieira

Vice-Presidente

Glaci Xavier Ribas

Diretora Administrativa

Ahmad Reda

Diretor Financeiro

Cristiane Aparecida Meier

Gerente Social

projetos

MÚSICA

As pessoas para se desenvolverem enquanto indivíduos necessitam de estímulos que favoreçam o despertar da curiosidade, da imaginação, coordenação motora, sensibilidade, criatividade, memória, concentração, senso rítmico, consciência corporal e de movimento. Através da música é possível explorar e desenvolver características no aluno, pois o mesmo, através da educação musical cresce emocionalmente, afetivamente e cognitivamente, desenvolve a coordenação motora, acuidade visual e auditiva, bem como memória e atenção, e ainda criatividade de capacidade de comunicação.

A disciplina visa atender o parecer CEE/Bicameral n°128/18 propondo os conteúdos de acordo com o nível de entendimento de cada aluno, busca novas formas de ensinar e levar ao aluno a afirmação de sua identidade, domínio e controle, desenvolvendo a parte afetiva, cognitiva, motor e social. No entanto, com o Parecer CEE/Bicameral nº 128/18, a disciplina de música deixa de existir, ficando restrita como conteúdo da disciplina de arte.
O documento de 2018 foi elaborado pelo Departamento de Educação Especial – DEE/SEED com a colaboração de profissionais da Federação Estadual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – FEAPAES e Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Paraná – FEBIEX e das Escolas Estaduais Lucy Requião de Mello e Silva, na Modalidade Educação Especial e José Richa, na Modalidade Educação Especial, ambas em Curitiba.
O Parecer propõe uma organização pedagógica diferenciada para atender às especificidades dos estudantes com deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento, e também a reorganização dos conteúdos para as escolas especializadas.
Ao estudar os documentos e considerando as especificidades nos alunos, a disciplina de música foi mantida e teve seu conteúdo reorganizado em sistema estrutural, considerando grupos de afinidades cognitivas, estudos das deficiências e análise dos resultados já obtidos nos anos anteriores.
Dessa forma, se atenderá a organização do Parecer CEE/Bicameral nº 128/18 através da sistematização dos conteúdos da disciplina, adequando-a nos documentos atuais e atendendo a necessidade de qualificação do sistema enquanto escola especial.

– Ouvir música livremente.

– Experimentar instrumentos musicais diversos.

– Aprender a ouvir instrumentos que compõem a música.

– Ouvir estilos musicais diferentes.

– Desenvolver e aprimorar gosto musical.

– Despertar a curiosidade sonora.

– Aprender elementos sonoros através de jogos musicais.

– Apreciar momento sonoro como forma de diversão e como fonte de aprendizado.

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ARTESANATO

O presente projeto visa possibilitar aos alunos vivências que promovam sua autonomia e independência nos aspectos pessoais e sociais, contribuindo para oportunidades de socialização, priorizando o bem-estar físico e mental, instigando nos alunos uma leitura de mundo, favorecendo assim, sua iniciação e capacitação para o trabalho e desenvolvimento de suas habilidades específicas. 

Possibilitar aos alunos acesso ao conhecimento sistematizado, bem como, promover a autonomia e independência nos aspectos pessoais e sociais, visando assim à capacitação para o exercício de atividades profissionais, o desenvolvimento de habilidades especificas e a promoção da sua qualidade de vida.

– Estimular o aluno a nomear tudo o que está à sua volta, explorar objetos variados levantando suas características de forma, tamanho, espessura, textura, cor e despertar o senso de organização e sistemática de trabalho;

– Promover o descobrimento ou a redescoberta de habilidades e o desenvolvimento de outras habilidades;

– Compreender a necessidade de bom relacionamento escolar, familiar e social para uma convivência harmoniosa e pacífica, aprendendo a respeitar as diferenças e individualidades como qualidades inerentes de cada ser humano.

LUDICIDADE E PSICOMOTRICIDADE

As atividades lúdicas são aquelas que permitem que os alunos aprendam e desenvolvam suas capacidades por meio de brincadeiras, do uso da sua imaginação e da fantasia.

Este projeto busca oportunizar o pleno desenvolvimento do aluno, respeitando a realidade social e cultural da comunidade na qual está inserido.

Por acreditar que cada pessoa possui diferentes formas e possibilidades de aprender, o projeto visa diminuir a dependência das pessoas com necessidades especiais trazendo o lúdico como forma de lazer e recreação estimulando sua psicomotricidade e integração social.

  • Expressar satisfação pelas suas conquistas.
  • Participar de brincadeiras ao ar livre;
  • Participar de jogos que envolvam a organização de grupos, cooperação, construção e respeito.
  • Desempenhar livremente suas habilidades;
  • Participar das atividades que possibilitem maior integração entre os alunos;
  • Proporcionar o bem-estar físico, mental e intelectual dos alunos;
  • Promover a integração do grupo, a socialização e o desenvolvimento psicomotor;
  • Estimular a independência e autonomia.

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