Guarda Mirim

Escola de Guardas-Mirins
“Tenente Antônio João”

A Escola de Guardas Mirins Tenente Antônio João é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos que atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, bem como suas famílias em vulnerabilidade e risco.
Desenvolvendo as seguintes atividades: Oficinas para despertar habilidades e capacidades físicas, motoras, cognitivas, emocionais e sociais baseadas em temas de interesse das crianças e adolescentes, bem como temas que visam fortalecer vínculos mesmo com distanciamento social, Círculos Restaurativos, Civismo para formação do cidadão responsável e consciente de seus direitos e deveres perante ele mesmo, sua família e a sociedade.
As atividades estão sendo desenvolvidas através de recursos tecnológicos. Para aqueles que não tem acesso a internet são entregues kits Sócio pedagógicos com atividades para que as crianças possam desenvolver em casa.
A equipe técnica realiza acompanhamento social e pedagógico das demandas das crianças e adolescentes.
O Serviço Social atende as famílias no Programa Bezerra de Menezes, realizando atendimentos sociais por aplicativos e encaminhamentos das demandas sociais, promovendo o acesso a direitos e serviços.
A instituição também atende as famílias com o projeto de Segurança Alimentar entregando refeições durante a pandemia diariamente, com todo protocolo de segurança, bem como distribui cestas básicas às famílias que não podem se deslocar até a entidade.
A Guarda Mirim conta com uma padaria/confeitaria que produz gêneros alimentícios para consumo das pessoas atendidas na instituição, bem como são vendidos para angariar recursos para a manutenção dos projetos sociais.
Atende mais de 200 crianças e adolescentes e suas famílias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA guarda mirim

A Escola de Guardas-Mirins “Tenente Antônio João”, Unidade Departamental do Instituto Educacional“ Duque de Caxias” foi fundada em 14 de julho de l965, por Epaminondas Xavier de Barros e um grupo de maçons da Loja Maçônica Amor e Caridade, responsáveis pela retirada de l5 (quinze) meninos que estavam detidos no Cadeião da Praça Roosevelt. Iniciou suas atividades na Rua Sete de Setembro e após alguns anos instalou-se em sua sede própria no atual endereço.
Distingue-se das demais instituições do gênero, por ter incrementado em sua postura regimental, o Programa de Civismo, alimentam o desenvolvimento e o exercício de cidadania, prática que forja o caráter de nosso assistido para uma convivência digna dentro de nossa sociedade. O fundamento da prática está no trinômio: Disciplina – Hierarquia – Evangelização Cristã; o sustentáculo de suas realizações. Desenvolve, também, a formação do educando através do acompanhamento escolar e sua qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho.
A missão da instituição é a promoção humana e social baseado no lema: estudar, trabalhar e progredir. A objetivo maior, além da promoção humana, é a melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes, que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social; como também usuários que sofrem todas as formas de exclusão e abandono; material ou emocional. Há cinco décadas, a Escola de Guardas Mirins “Tenente Antônio João”, vem realizando intervenções em situações de sofrimento, proporcionando assistência emocional, material, psicológica, médica e odontológica aos brasileirinhos de Ponta Grossa, sempre amparando-se em seus princípios norteadores e em documentos como ECA, Tipificação Nacional, Regulamento Disciplinar e teorias que apresentem a criança e o adolescente como foco principal. Destacamos ainda, que o atendimento deve ocorrer em todos os segmentos de suas vidas.

nossa equipe

equipe da Escola de Guardas Mirins '"Tenente Antônio João"

Pamela Suelen de Oliveira

Pedagoga

Marieli Villas Boas da Luz de Lima

Assistente Social

instituto educacional duque de caxias - direção geral das unidades

Alcides José Madalozzo

Presidente

Armando Madalosso Vieira

Vice-Presidente

Glaci Xavier Ribas

Diretora Administrativa

Ahmad Reda

Diretor Financeiro

Cristiane Aparecida Meier

Gerente Social

Fale com a guarda mirim

Contato

Endereço

Rua Ataulfo Alves, 260 - Jardim América
Ponta Grossa - PR
CEP 84050-360

Telefone

(42) 3025-4110