Aldeia

Aldeia da Criança “Dr. David Federman”

Aldeia Espírita da Criança Dr. David Federmann é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos que atende criança e adolescentes de 6 a 17 anos, bem como suas famílias em vulnerabilidade e risco.
Desenvolvendo as seguintes atividades: Oficinas para despertar habilidades e capacidades físicas, motoras, cognitivas, emocionais e sociais baseadas em temas de interesse das crianças e adolescentes, bem como temas que visam fortalecer vínculos mesmo com distanciamento social, Círculos Restaurativos, Banda, Civismo para formação do cidadão responsável e consciente de seus direitos e deveres perante ele mesmo, sua família e a sociedade.
As atividades estão sendo desenvolvidas através de recursos tecnológicos. Para aqueles que não tem acesso a internet são entregues kits Sócio pedagógicos com atividades para que as crianças possam desenvolver em casa.
A equipe técnica realiza acompanhamento social e pedagógico das demandas das crianças e adolescentes. O Serviço Social atende as famílias no Programa Bezerra de Menezes, realizando atendimentos sociais por aplicativos e encaminhamentos das demandas sociais, promovendo o acesso a direitos e serviços.
A instituição também atende as famílias com o projeto de Segurança Alimentar entregando refeições durante a pandemia diariamente, com todo protocolo de segurança, bem como distribui cestas básicas às famílias que não podem se deslocar até a entidade.
A Guarda Mirim conta com uma padaria/confeitaria que produz gêneros alimentícios para consumo das pessoas atendidas na instituição, bem como são vendidos para angariar recursos para a manutenção dos projetos sociais.
Atende mais de 150 crianças e adolescentes e suas famílias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA aldeia

A instituição Aldeia da Criança “Dr. David Federman” surgiu em 21 de setembro de 1981, fundada pelo Sr. Epaminondas Xavier de Barros, com o apoio de colaboradores voluntários.

Durante 32 anos a sua modalidade foi acolhimento institucional, mas 2013 iniciou o trabalho com contra turno social, renomeado como Escola de Guardas Mirins “General Aldo Bonde”.

O objetivo principal do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é tirar as crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, da ociosidade, auxiliar nas atividades de tarefas e trabalhos das escolas regulares, e oferecer projetos de atividades esportivas, de lazer, artísticas, culturais e sociais. Todo este trabalho é preventivo, evitando que a criança que fica sozinha em casa ou até mesmo na rua, desenvolva comportamentos prejudiciais a sua saúde física, mental e social, e impedindo que vivenciem situações de vulnerabilidade sociais como, isolamento, abandono, discriminação e violência, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, tratando esta convivência enquanto direito social.

Todas as crianças que participarem do projeto tem a oportunidade de desenvolverem seus potenciais, auxiliando no resgate da autoestima e valorização pessoal, melhorando significativamente o relacionamento interpessoal com a convivência saudável entre a comunidade e seus familiares. O respeito às diferenças, a tentativa de eliminação de todas as formas de preconceito, a educação, a colaboração, a garantia de seus direitos entre tantos outros temas,são de extrema importância e relevantes a sua formação e promoção.

nossa equipe

Aldeia da Criança Dr. David Federman

Angela Xavier Gonçalves

Pedagoga

Lourdes Santos

Assistente Social

instituto educacional duque de caxias - direção geral das unidades

Alcides José Madalozzo

Presidente

Armando Madalosso Vieira

Vice-Presidente

Glaci Xavier Ribas

Diretora Administrativa

Ahmad Reda

Diretor Financeiro

Cristiane Aparecida Meier

Gerente Social

Fale com a Aldeia

Contato

Endereço

Rua Maria Angela Caldas 419 - Jardim Paraíso
Ponta Grossa - PR
CEP: 84030-532

Telefone

(42) 3226-1468