Guarda Mirim
Escola de Guardas-Mirins
“Tenente Antônio João”
A Escola de Guardas Mirins Tenente Antônio João é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos que atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, bem como suas famílias em vulnerabilidade e risco.
Desenvolvendo as seguintes atividades: Oficinas para despertar habilidades e capacidades físicas, motoras, cognitivas, emocionais e sociais baseadas em temas de interesse das crianças e adolescentes, bem como temas que visam fortalecer vínculos mesmo com distanciamento social, Círculos Restaurativos, Civismo para formação do cidadão responsável e consciente de seus direitos e deveres perante ele mesmo, sua família e a sociedade.
As atividades estão sendo desenvolvidas através de recursos tecnológicos. Para aqueles que não tem acesso a internet são entregues kits Sócio pedagógicos com atividades para que as crianças possam desenvolver em casa.
A equipe técnica realiza acompanhamento social e pedagógico das demandas das crianças e adolescentes.
O Serviço Social atende as famílias no Programa Bezerra de Menezes, realizando atendimentos sociais por aplicativos e encaminhamentos das demandas sociais, promovendo o acesso a direitos e serviços.
A instituição também atende as famílias com o projeto de Segurança Alimentar entregando refeições durante a pandemia diariamente, com todo protocolo de segurança, bem como distribui cestas básicas às famílias que não podem se deslocar até a entidade.
A Guarda Mirim conta com uma padaria/confeitaria que produz gêneros alimentícios para consumo das pessoas atendidas na instituição, bem como são vendidos para angariar recursos para a manutenção dos projetos sociais.
Atende mais de 200 crianças e adolescentes e suas famílias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA guarda mirim
Aulas de Artesanato
O artesanato ajuda o desenvolvimento do lado psicomotor da criança, tornando-se uma terapia. Além disso, esses trabalhos manuais ajudam na compreensão de algumas questões sociais
Posse dos Conselheiros do CMDCA
No dia 27/04/2022 tivemos a posse dos novos conselheiros de direitos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A posse foi na
Palestra sobre Drogas
Os adolescentes da instituição receberam a Assistente Social Izabelle Antunes do Esquadrão da Vida para uma palestra sobre drogas. Izabelle conversou com os adolescentes sobre
A Escola de Guardas-Mirins “Tenente Antônio João”, Unidade Departamental do Instituto Educacional“ Duque de Caxias” foi fundada em 14 de julho de l965, por Epaminondas Xavier de Barros e um grupo de maçons da Loja Maçônica Amor e Caridade, responsáveis pela retirada de l5 (quinze) meninos que estavam detidos no Cadeião da Praça Roosevelt. Iniciou suas atividades na Rua Sete de Setembro e após alguns anos instalou-se em sua sede própria no atual endereço.
Distingue-se das demais instituições do gênero, por ter incrementado em sua postura regimental, o Programa de Civismo, alimentam o desenvolvimento e o exercício de cidadania, prática que forja o caráter de nosso assistido para uma convivência digna dentro de nossa sociedade. O fundamento da prática está no trinômio: Disciplina – Hierarquia – Evangelização Cristã; o sustentáculo de suas realizações. Desenvolve, também, a formação do educando através do acompanhamento escolar e sua qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho.
A missão da instituição é a promoção humana e social baseado no lema: estudar, trabalhar e progredir. A objetivo maior, além da promoção humana, é a melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes, que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social; como também usuários que sofrem todas as formas de exclusão e abandono; material ou emocional. Há cinco décadas, a Escola de Guardas Mirins “Tenente Antônio João”, vem realizando intervenções em situações de sofrimento, proporcionando assistência emocional, material, psicológica, médica e odontológica aos brasileirinhos de Ponta Grossa, sempre amparando-se em seus princípios norteadores e em documentos como ECA, Tipificação Nacional, Regulamento Disciplinar e teorias que apresentem a criança e o adolescente como foco principal. Destacamos ainda, que o atendimento deve ocorrer em todos os segmentos de suas vidas.