O Fundador do IEDC

Epaminondas Xavier de Barros

Fundador

"Seu" Barros

UMA VIDA DEDICADA À CARIDADE

Epaminondas Xavier de Barros nasceu em 15 de novembro de 1927, na cidade de Guarapuava, Paraná. Tornou-se cidadão pontagrossense a partir de 1937. Foi ferroviário por 35 anos, tendo se aposentado em 1984.

Em 25 de agosto de 1965, fundou o Instituto Educacional Duque de Caxias, que atualmente tem as seguintes unidades: Esperança Cidade dos Meninos, Aldeia Espírita da Criança Dr. David Federmann, Escola de Guardas Mirins Tenente Antônio João, além da Escola Especial Maria Dolores. De forma gratuita, prestou serviços assistenciais aos brasileirinhos de Ponta Grossa e região, com o objetivo de lhes proporcionar uma vida mais digna e perspectiva de um futuro melhor.

Ao longo de seus 92 anos de existência, ocupou vários cargos: Conselheiro da União Regional Espírita – 2ª Região, Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Entorpecentes. Foi co-fundador dos Alcoólicos Anônimos, do Lions Clube Vila Velha, da Loja Maçônica Vila Velha e da Loja Maçônica Fraternidade dos Campos Gerais. Fundador de vários Centros Espíritas.

Dentre os livros de sua autoria, podemos citar História dentro da História, A nossa História, Tareco – A história de uma vida, Vinhas de Caridade, todos com receita revertida em benefício das obras que ajudou a fundar.

Cidadão Benemérito do Paraná, desencarnou em 22 de novembro de 2019.

“O nosso objetivo, através da solidariedade, é promover a criança e o adolescente, oferecer cursos de aprendizagem para a promoção social, fazendo com que eles se integrem socialmente e saiam das ruas.” (Epaminondas Xavier de Barros)